Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 21:00

Dr. Rodrigo Vieira Vaz de Melo

Dr. Rodrigo Vieira Vaz de Melo

Odontologia de alto nível com experiência profissional e conhecimento científico

Graduado na PUC em Belo Horizonte Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial(DTM) Presidente da Academia Brasileira de Fisiopatologia Crânio Oro Cervical 2013/2014 Membro titular e ex-tesoureiro da AILDC Coautor no livro de Ortopedia Funcional dos Maxilares da Dr.ª Wilma Alexandre Simões Tem consultório odontológico particular em Belo Horizonte. Em Monte Carmelo, atende na “Clínica Alix”, na praça Celso Bueno, 44 – centro. (34)3842-4442 e 99929-2516

Dr. Rodrigo Vieira Vaz de Melo nasceu em Belo Horizonte. De família tradicional, é filho de Therezinha, a Thê dos 9 filhos, como era chamada carinhosamente por todos e do renomado professor José Ferreira Vaz de Melo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em 2011, o Dr. Rodrigo conheceu Ana Cristina Neves Faleiros em um congresso de odontologia e daí surgiu uma cumplicidade profissional e um grande e lindo amor.
Como carmelitana, o sonho de Ana Cristina era retornar a Monte Carmelo, para ficar pertinho dos seus pais, Helcio Faleiros e Amélia, e foi aí que Rodrigo começou sua nova etapa profissional e pessoal na cidade.
Em 2014, casaram-se e Rodrigo passou a ser um carmelitano de coração, adaptando-se e fazendo grandes amigos.
Rodrigo, além de um excelente profissional, trouxe todos os seus hobbys e faz questão de vivê-los intensamente. Participa dos torneios de futebol da AABB, do JRFC e do Dudu Pinheiro, do grupo de motociclistas “Aventureiros do Monte” e também dos “Muladeiros do Monte”, é torcedor fanático do Atlético Mineiro.
Dr. Rodrigo Vieira Vaz de Melo tem mais de 30 anos de formação e um curriculum invejável e reconhecido nacionalmente. Graduado pela PUC, é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), atuando na prevenção, controle e tratamento dos desequilíbrios ósseos, musculares, dentários e articulares, utilizando aparelhos removíveis, possibilita intervenções precoces, capazes de corrigir problemas detectados nas crianças, até mesmo antes dos quatro anos de idade, como sucção errada na hora da mamada, falta de selamento dos lábios (respiração bucal) e mau relacionamento entre as arcadas. Tais disfunções, se não forem identificadas previamente, podem acarretar sérios danos à saúde, como assimetrias na face (às vezes intratáveis mais tarde), distúrbios de sono e respiração, e ainda problemas posturais e da visão. Além disso, a ortopedia funcional dos maxilares trata o paciente adulto em qualquer idade, possibilitando tratamentos corretivos.

É também Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM), especialidade que atua no tratamento dos distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), no apertamento dentário e ranger dos dentes (bruxismo), nos quadros de dores orofaciais, de cabeça e pescoço de origem odontológica e nos distúrbios do sono (ronco e apneia noturna).

Como clínico geral, atua em cirurgias dentárias (implantes, periodontias, etc.), pediatria, endodontia, próteses, estética e reabilitação oral.
Dr. Rodrigo é membro fundador e atual membro titular da Comissão Científica e do Conselho Fiscal da Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares (ABOFM), da qual foi também presidente de 2013 a 2014. Durante sua gestão, presidiu a XIX reunião científica anual da ABOFM, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Por oito anos, foi tesoureiro da ABOFM. É titular e ex-tesoureiro da Academia Ibero-Latinoamericana de Disfunção Temporomandibular e Dolor Facial (AILDC).

Ministrou aulas e apresentou trabalhos científicos no Brasil e exterior, dentre eles Coreia do Sul, Espanha, Portugal, França, México e América Latina. Em setembro último, foi convidado a apresentar um trabalho científico em Lisboa (Portugal), durante o IV Meeting Internacional do WSEI e do XII IFUNA. É coautor no principal livro de Ortopedia Funcional dos Maxilares, da mestra e doutora Wilma Alexandre Simões, 3ª edição em português e 5ª edição em italiano.

Além de sua clínica em Belo Horizonte, Dr. Rodrigo atende na Clínica Alix, em Monte Carmelo.

Um privilégio para nós, carmelitanos, termos em nossa cidade um profissional de respeito e renome nacional que trouxe toda sua bagagem de 30 anos dedicados aos estudos pelo mundo, acrescentando, além de seus conhecimentos, toda a sua alegria de viver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.