Sexta-feira/ 12/ Julho, 2024 - 8:14

Homenagem ao Produtor Rural Manoel Naves Cardoso: Um Legado de Dedicação e Inovação

Filho de Ronan Cardoso Naves e Geralda Ávila Cardoso, ambos in memóriam, Manoel é um líder que herdou suas raízes para alcançar feitos extraordinários

Homenagem ao Produtor Rural Manoel Naves Cardoso: Um Legado de Dedicação e Inovação

Filho de Ronan Cardoso Naves e Geralda Ávila Cardoso, ambos in memóriam, Manoel é um líder que herdou suas raízes para alcançar feitos extraordinários

A ExpoMonte 50 anos reservou um momento especial para reconhecer a notável trajetória do produtor rural Manoel Naves Cardoso, na tradicional ‘Homenagem ao Produtor Rural’. Natural de Monte Carmelo, nascido em 2 de setembro de 1954, Manoel é um nome notável quando se fala em dedicação ao campo, desenvolvimento do agronegócio e compromisso com a comunidade. 

Fotos: Hamanda Borges e Eduarda Neiva

Filho de Ronan Cardoso Naves e Geralda Ávila Cardoso, ambos in memóriam, Manoel é um líder que herdou suas raízes para alcançar feitos extraordinários. Seu compromisso com o desenvolvimento agrícola remonta a 1986, quando ingressou como produtor rural após fundar a Cerâmica Triângulo em 1976 e a Cerâmica Montreal em 1986. 

Sua liderança não se restringe ao campo; sua atuação na Associação dos Ceramistas de Monte Carmelo (ACEMC) deixou um legado marcante. Durante sua presidência, viabilizou o Centro Tecnológico de Cerâmica, promovendo a excelência na qualidade e tornando-se o laboratório cerâmico pioneiro acreditado pelo Inmetro em Minas Gerais. 

Engajado em diversas esferas, Manoel Naves Cardoso foi presidente da Câmara Municipal, membro ativo de instituições filantrópicas, como a Loja Maçônica União Carmelitana, além de ser conselheiro fiscal da Cooxupé, sócio-fundador do Sicoob Montecredi e da monteCCer, Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo

Manoel Naves e Família

Por tantos feitos e principalmente por sua dedicação à cafeicultura, produção de grãos, pecuária de corte e seu compromisso com práticas sustentáveis no ambiente industrial, exemplificando uma moderna concepção de sustentabilidade e preservação ambiental, foi merecedor desta homenagem concedida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo. Durval Resende, presidente do Sindicato Rural, ressaltou que “Manoel Naves Cardoso é um exemplo de produtor rural em nosso município. Nada mais justo que ele receber esta homenagem!” 

O atual presidente do Sicoob Montecredi, Rafael Tomás, marcou presença na cerimônia e ressaltou que “Manoel é um grande produtor e um homem que nos inspira muito, que lutou e trabalhou pelo crescimento e desenvolvimento do agronegócio de Monte Carmelo.”      

A Câmara Municipal também realizou a entrega da homenagem: Comenda Ordem Municipal  do Mérito Empresarial “Nilo Cardoso Naves”, em reconhecimento à importância de Manoel para o município.

Embora tenha alcançado marcos extraordinários, Manoel Naves Cardoso mantém a família como pilar fundamental em sua vida. Casado com Jeanete Maria Carvalho Cardoso, pai de três filhos e avô de quatro netos, sua jornada é um testemunho vivo de valores como dedicação, resiliência e amor familiar. 

Manoel Naves Cardoso é mais do que um produtor rural exemplar; é um visionário que transcende as fronteiras do campo, deixando um legado significativo para Monte Carmelo e para todos aqueles que buscam inspiração na busca incessante pela excelência e no compromisso comunitário.■■

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.