Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 21:05

Projeto Viveiro de Atitude e Armazém III da monteCCer estão, oficialmente, em funcionamento.

Projeto Viveiro de Atitude e Armazém III da monteCCer estão, oficialmente, em funcionamento.

Evento realizado nas dependências do Armazém III da monteCCer lançou projeto que visa preservação do Bioma Cerrado.

Texto: Geanne Silva

Primeiro a ideia, que surgiu da necessidade de preservação do Bioma Cerrado, em seguida, a atitude de já iniciar um viveiro com mudas de espécies nativas desse bioma e, só depois, então, o lançamento oficial do projeto Viveiro de Atitude. Assim fez a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo Ltda -monteCCer, no feriado de 1º de maio, para um público de mais de 500 pessoas, entre cooperados, parceiros, autoridades e convidados.

Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Superintendente da monteCCer
no descerramento da placa de inauguração do Armazém III.
Pe. Olivar Constantino Perez – Pároco Matriz N. S. do Carmo

Tendo reunidos num só lugar os seus mais de 100 cooperados e contando com a presença de autoridades como o prefeito de Monte Carmelo, Saulo Cardoso, e o Presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, a monteCCer também anunciou a nova usina de preparo de café e embarque e inaugurou sua terceira unidade de armazém, local onde, propositalmente, foi realizado o evento.

Antes do descerramento da placa, Padre Olivar, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, foi convidado a dar a benção à Cooperativa, aos cooperados e suas famílias e às instalações do novo armazém.

Ao tomar a palavra, o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e da monteCCer, Francisco Sérgio de Assis, falou sobre a identidade, os serviços e projetos da monteCCer, e situou, brevemente, a cafeicultura no cenário econômico nacional, afirmando que o sucesso da nação depende da atitude de cada cidadão, cada produtor, cada trabalhador.

Fotos: Adílio Martins / Regis Damasio Salles – Superintendente da monteCCer

O propósito do projeto Viveiro de Atitude foi apresentado pelo Superintendente da monteCCer, Regis Damasio Salles, e, conforme suas próprias palavras, “a intenção é fazer a Cooperativa ser reconhecida como criadora de soluções e não de problemas”. Ao longo de todo o evento, através de vídeos e falas, o Cerrado foi apresentado como uma riqueza que tem história e extrema importância para o Brasil.

Considerado o berço das águas brasileiras, o Cerrado precisa ser protegido para existir no futuro. Foi com essa justificativa que a monteCCer partiu para a execução do viveiro – chamado de Viveiro de Atitude não por acaso – cuja estrutura já está pronta e tem capacidade de produção de 60 mil mudas por ano.

Fotos: Adílio Martins/ Parceiros de Atitude – Parceiros Institucionais do projeto Viveiro de Atitude

ASSOCIAÇÃO DOS CAFEICULTORES DA REGIÃO DE MONTE CARMELO – AMOCA, ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DE ÁGUA DE MONTE CARMELO – AUA, CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE MONTE CARMELO – CDL, ESCOLA ESTADUAL GREGORIANO CANEDO, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VICENTE LOPES PEREZ, SEBRAE/EDUCAMPO, EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS – EMATER, ESCOLA MUNICIPAL MARIA LEOCÁDIA ROSA, FEDERAÇÃO DOS CAFEICULTORES DO CERRADO, FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO – FUCAMP,
INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS – IEF, LIONS CLUB, LOJA MAÇÔNICA ACÁCIA DO MONTE, LOJA MAÇÔNICA UNIÃO CARMELITANA, GRUPO MULHERES DO AGRO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB MONTE CARMELO, ROTARY CLUB, SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, SINDICATO RURAL,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU

A Cooperativa também já firmou parcerias com diferentes instituições da região, as quais foram homenageadas no evento como “Parceiros de Atitude”. Subiram ao palco e fizeram uso da palavra para expor sua exata participação na continuidade do projeto, os parceiros envolvidos diretamente nas atividades: EMATER, FUCAMP e UFU.

Foto: Sergio Rodrigues

Como o propósito do Viveiro é conectar o presente ao futuro, um dos momentos emocionantes do evento foi a participação do Diretor Vice-presidente da monteCCer, Mucio Cardoso Monteiro, que, junto de seu filho Adriano e sua netinha Elisa, falou sobre a importância de se preparar as próximas gerações para a sucessão e continuidade do legado de uma cafeicultura cada vez mais sustentável. O público aplaudiu a cena das três gerações no palco e as sábias palavras de Mucio.

Parceiros comerciais da monteCCer, Parceiros de Atitude CAFEBRAS, ILLY CAFÉ, LDC – LOUIS DREYFUS COMPANY, MERCON, NKG STOCKLER, OLAM COFFEE, VOLCAFE / ED&F MAN

Não ficaram sem sua devida homenagem os parceiros comerciais da monteCCer: Café Brás, Illy Café, LDC- Louis Dreyfus Company, Mercon, NKG Stockler, Olam e Volcafé. Cada um dos representantes desses parceiros subiu ao palco para receber os agradecimentos por tornarem possível a execução do projeto Viveiro de Atitude e também para receber o título de “Parceiros de Atitude”.

Antes da confraternização que fechou o evento, Silas Brasileiro reforçou a importância da cafeicultura na economia brasileira e o destaque do Brasil no agronegócio mundial. Emendando-se ao discurso de Silas, Francisco Sérgio de Assis finalizou com um convite extremamente oportuno: “beba café!”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.