Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 21:29

SISU, PROUNI, FIES: o Game of Thrones com as notas do ENEM

SISU, PROUNI, FIES: o Game of Thrones com as notas do ENEM

Não, caro leitor, não se trata de uma nova temporada de Game of Thrones. Trata-se de um novo período de inscrições para ingresso no ensino superior a partir do uso das notas obtidas no ENEM 2019. Mas deixemos as semelhanças com a rivalidade em busca do trono de ferro de lado, para entendermos o que, afinal de contas, significa tudo isso.
SISU, PROUNI, FIES, instituições portuguesas, são tantas as opções que os quase 4 milhões de pessoas que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 não sabem exatamente o que fazer com a nota que será divulgada por volta do dia 17 de janeiro de 2020. Em função disso, primeiramente, é importante conhecer cada um desses programas.

Deyse Souza Alves Professora de Língua Portuguesa e Redação no Intelecto Pré-Vestibulares, E.E. Professor Vicente Lopes Perez, Colégio Nossa Senhora do Amparo e UNIFUCAMP.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um mecanismo informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM. Em 2020, a inscrição para o SISU será realizada entre os dias 21 e 24 de janeiro. Durante esse período, os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso e fazer a mudança dessas opções quantas vezes desejarem. É bom ressaltar que o sistema irá considerar a última inscrição confirmada. Aos que desejarem, já está disponível no site do SISU a lista de universidades que aderiram ao sistema para 2020, bem como é possível fazer uma pesquisa do curso desejado e verificar onde e quantas vagas estão disponíveis.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa. Em 2020, as inscrições para o PROUNI serão realizadas entre os dias 28 e 31 de janeiro.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos. Podem recorrer ao financiamento, os alunos matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Existe também a possibilidade de o participante do ENEM usar a sua nota para ingressar em uma instituição portuguesa. Isso porque mais de 40 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo interinstitucional com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. É bom lembrar que cada estabelecimento define as regras e os pesos para uso das notas e que a lista com o nome dos educandários está disponível no site do INEP.

Diante de tantas oportunidades, é normal que os alunos fiquem em dúvida, principalmente quanto ao SISU, sobre a escolha de cursos em primeira ou segunda opção. Para 2020, segundo o site do Sistema de Seleção Unificada, os participantes do ENEM 2019 poderão, durante o período de inscrição, realizá-la para duas opções diferentes, seja de curso ou de faculdade. Ao final dessa etapa, o sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações, como os pesos atribuídos às notas das diferentes áreas do conhecimento.

Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência, as famosas cotas. Convém enfatizar que, caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Assim, será realizada apenas uma chamada para matrícula e os candidatos selecionados terão um prazo para efetuá-la na instituição escolhida, confirmando, dessa forma, a ocupação da vaga.

É importante esclarecer também que o candidato selecionado em sua primeira ou segunda opção só terá essa oportunidade de fazer sua matrícula. Portanto, é importante que ele fique atento aos prazos, já que, se for selecionado em primeira ou segunda opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, a qual é feita após a chamada regular do processo seletivo. Concluída a etapa de matrículas regulares, o SISU disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Para participar dessa lista, o candidato deve acessar o seu boletim na página do sistema de seleção e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Podem concorrer nessa modalidade de espera, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular. Nesse caso, o aluno deverá selecionar uma das opções de vaga escolhidas na fase de inscrição. Se houver vaga disponível, a convocação dos candidatos para a realização das matrículas é feita pela própria instituição e compete ao candidato acompanhar, junto à universidade almejada, as convocações para a matrícula.

Logo, há diversas formas para os candidatos que fizeram o ENEM em 2019 utilizarem suas notas. Cabe, então, a cada estudante, buscar informações e se preparar no melhor curso pré-vestibular e ENEM de Monte Carmelo e região: o Intelecto pré-vestibulares, é claro. Feito disso, o aluno poderá dizer com tranquilidade: “que comecem os jogos”, literalmente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.