A HIPERTENSÃO ARTERIAL, conhecida por pressão alta, é uma doença crônica que atinge cerca de 30% da população e que traz graves consequências quando não tratada adequadamente, contribuindo para a grande maioria das mortes no Brasil, matando mais de 300.000 pessoas por ano!
O que você deve saber.
Causas
São vários os fatores que podem levar à hipertensão, sendo os principais: excesso de peso e obesidade, excesso no consumo de sal e de bebidas alcoólicas, sedentarismo, tabagismo, estresse, envelhecimento e herança familiar. É importante ressaltar que a maioria desses fatores são evitáveis.
Sintomas
A Hipertensão é uma doença silenciosa. Ao contrário do que muitos pensam, a maioria das pessoas não apresentam nenhum sintoma no início da doença. Por isso, há a importância de avaliações médicas periódicas. Em casos mais graves, podem aparecer sintomas como tontura, falta de ar, dor no peito, dor de cabeça ou alteração na visão, devendo ser prontamente avaliados por médico.
Riscos
Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar doenças graves: derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), doença renal, alterações na visão que podem levar à cegueira, e até mesmo morte súbita.
Tratamento e Controle
A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Num primeiro momento é necessário modificar o estilo de vida. A prática de atividades físicas, dietas saudáveis, controle de peso e do estresse são de extrema importância. Quando necessário, o médico associará o uso de medicamentos para auxiliar no controle da pressão. Tratando corretamente e de forma contínua, a pessoa hipertensa terá uma vida normal, com melhor qualidade e maior expectativa de vida.