O Viveiro de Atitude é uma iniciativa das fazendas cooperadas à monteCCer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo, que visa contribuir com a preservação dos recursos naturais de nossa região, por meio da produção, distribuição e plantio de mudas nativas do Cerrado, para promover o aumento das matas, a conservação das nascentes e a proteção da biodiversidade. O Programa Viveiro de Atitude pretende conectar o presente ao futuro, através da educação socioambiental, porque acredita que é agora que se planta o que se colherá no futuro. E não basta educar e conscientizar, é preciso agir, por isso o foco na atitude, na conexão dos agentes à ação, para que a preservação ambiental, especialmente do Bioma Cerrado, aconteça.
O Viveiro de Atitude já tem uma estrutura pronta com capacidade de produção anual de 60 mil mudas de árvores nativas do Bioma Cerrado, as quais serão plantadas nas fazendas dos cooperados, fazendas vizinhas e também na área urbana de Monte Carmelo. A totalidade da renda obtida com a comercialização dessas mudas será doada para entidades sociais de nossa comunidade, sendo 50% para beneficiar crianças e os outros 50% para idosos.
Para diminuir os impactos ambientais, toda a movimentação em torno do Programa será digital. Além de uma cartilha digital elaborada em colaboração com a Emater – Manual Para Plantio de Mudas, o Viveiro de Atitude conta com um aplicativo mobile desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia – Campus Monte Carmelo que disponibilizará outra cartilha de orientações – Base de Dados das Espécies e permitirá o acompanhamento do desenvolvimento de cada muda distribuída, para que, além de plantada, ela seja monitorada e cuidada.
No desenvolvimento do Programa, a monteCCer conta com diversos e importantes órgãos – entidades de classe e governamentais, produtores rurais, universidades e escolas, parceiros comerciais e sociedade civil, denominados Parceiros de Atitude. Grandes exportadores de café também manifestaram apoio à iniciativa por entenderem a importância dela. O sucesso do Viveiro de Atitude se deve ao envolvimento e participação de cada um desses parceiros, mas também de todo cidadão consciente de sua responsabilidade socioambiental.
Uma das parcerias já em andamento do Viveiro de Atitude é com a UniFucamp e o Projeto Preservação de Nascentes desenvolvido na Comunidade de Coxim, que sofre com a falta de água durante os períodos de estiagem. Nessa comunidade formada por pequenos produtores, foi delimitada uma área de aproximada-mente 5 hectares, onde existem cerca de 25 a 30 pequenas minas, e feito o plantio inicial de 300 mudas de árvores nativas, das quais uma parte foi produzida no Viveiro e outra pelos alunos do curso de Agronomia da UniFucamp. Para Guilherme Marcus Ghelli, Reitor da UniFucamp, o Viveiro de Atitude é um programa muito importante desenvolvido pela monteCCer com o apoio de várias instituições e entidades de Monte Carmelo. “Nós, da UniFucamp, temos como missão dar aos alunos uma formação não somente acadêmica, mas também cidadã, para que eles possam transformar a realidade de muitas famílias com atitudes sociais e ambientais. Nos próximos anos temos metas de ampliar o Projeto para outras propriedades da região, que serão beneficiadas com o conhecimento e a atitude de nossos alunos, junto da monteCCer, nessa iniciativa extraordinária que servirá de exemplo e referência para muitas outras cidades e futuras gerações” – concluiu Guilherme.
Através desse Programa, a monteCCer deixa clara a intenção de ser reconhecida como uma Cooperativa criadora de soluções e não de problemas, de ser exemplo para ações socioambientais e referência de uma cafeicultura cada vez mais sustentável.
Francisco Sérgio de Assis, presidente da monteCCer, em entrevista à Repleta, disse que o Viveiro de Atitude surgiu da ideia de criar condições para ampliar ainda mais a preservação ambiental e a sustentabilidade: “a maioria das fazendas monteCCer já tem reserva legal, tem certificação internacional, mas é preciso ir além, buscar algo mais e os nossos produtores são de atitude” – ressaltou. Ele comentou que o Programa não surgiu por uma necessidade, mas pelo desejo de cuidar, de preservar, de melhorar as condições de vida do povo carmelitano. Serginho falou também sobre a questão hídrica, a recuperação das nascentes através do plantio de espécies nativas, sobre a importância de se preservar as fontes de águas para o futuro de todos.
Lembrou que a venda de mudas a R$3,00 a unidade terá 100% de sua renda destinada às instituições e entidades que cuidam de crianças e idosos, pois o Viveiro de Atitude é um projeto socioambiental. E, por fim, acrescentou que essa iniciativa trará grandes benefícios para Monte Carmelo – cidade que ele chama carinhosamente de “pedacinho do céu”, pois quanto mais sustentabilidade houver, maiores investimentos e preço justo terá o nosso café, mais empregos, mais riquezas a serem partilhadas e melhor será o nosso futuro!
O Viveiro de Atitude já tem repercussão e entusiasmo entre os PARCEIROS DE ATITUDE.
“A NuCoffee é uma plataforma de café da Syngenta e tem Monte Carmelo em seu coração, principalmente com destaque para o laboratório na monteCCer, cujos objetivos de sustentabilidade são os mesmos.” Roberta Armentano – Nucoffe Syngenta
“O Viveiro é algo realmente único e vem representar esta postura de atitude da monteCCer. E nós temos uma satisfação enorme de participar desse projeto.” Carlos Santana – EISA
“Participar deste programa está em consonância com o nosso grupo. É uma parceria muito importante para a sustentabilidade socioambiental.” Ueliton Santos – Cafebras
“Sentimo-nos honrados por participar, junto da monteCCer, deste programa que é de uma beleza muito grande, que visa resultados de médio e longo prazo. Esperamos que gere muitos frutos no meio ambiente e na comunidade.” Marcelo Pedrosa – Volcafé
“A Olam tem um dos pilares estratégicos na sustentabilidade e é por isso que estamos juntos com a monteCCer neste projeto. Esperamos que esse investimento gere muitos frutos nas áreas socioambiental e econômica.” Victor Favaro – Olam