Em 1887, foi construída por descendentes de escravos a primeira igreja, muito pequena e singela, feita de pau-a-pique, com caição branca e azul. Possuía um altar central com o quadro de Nossa Senhora do Rosário, e o coro com dois sinos, um em cada janela da fachada.
Em estilo barroco mineiro, essa igreja perdurou até 1.930, quando foi demolida pelo Sr. Romualdo Rodrigues Resende, para a construção da igreja nova, a pedido de sua esposa, Dona Abadia Resende, que tinha grande devoção à Nossa Senhora do Rosário.
Com a igreja pronta em 1.933, Dona Abadia, mandou comprar a imagem da Santa, feita de bálsamo e vinda de Portugal.
A tradição dos congados já existia, pois foram eles os precursores da primeira capela, e ficavam acampados no quintal da casa de Dona Abadia, durante os nove dias de festa em devoção à Nossa Senhora do Rosário.
A igreja atual possui o coro com janelas voltadas para a fachada, somente um sino na torre central, o altar de madeira e duas sacristias.
A imagem de Nossa Senhora do Rosário sempre ficou com Dona Abadia, que a levava para a igreja em época de festa. Até hoje, os descendentes de Dona Abadia são os responsáveis pela guarda e cuidado com a imagem.
A igreja passou por reformas: antes tinha assoalho e porão, e um grande altar de alvenaria que não existem mais. No lugar do assoalho foram colocadas pedras, e várias foram as adaptações ao longo do tempo.
Resiste há 131 anos esta devoção à Nossa Senhora do Rosário!
Dados bibliográficos: descendentes de Dona Abadia Resende Fonte: Casa da Cultura