Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 21:14

Agricultores familiares, associados à Amocafé recebem certificação Fairtrade

Agricultores familiares, associados à Amocafé recebem certificação Fairtrade

A AMOCAFÉ- Associação dos Cafeicultores Sustentáveis de Monte Carmelo e região nasceu dentro da AMOCA (Associação dos Cafeicultores de Monte Carmelo) com o intuito de propiciar aos cafeicultores familiares acesso a uma forma diferenciada de comercialização do café.

Percebendo a necessidade de melhorar nossas vidas, vimos a possibilidade de uma certificação reconhecida internacionalmente com grande diferencial de mercado.

Com muito trabalho e parcerias essenciais, no dia 22 de junho de 2017 fundamos a AMOCAFÉ, e acreditamos que poderemos mais, que juntos conseguiremos um único objetivo: Produzir café de qualidade e sustentável, explicam os produtores da associação.

É importante ressaltar que a sustentabilidade precisa de planejamento, acompanhamento e avaliação de resultados, pois seus três pilares, o social, o econômico e ambiental devem estar alinhados com os objetivos da Associação e, então, a partir disso, os cafeicultores começaram a caminhada em busca da certificação  FAIRTRADE.

Fairtrade, que em português significa “ comércio justo”, tem seu Selo  reconhecido internacionalmente,  é voltado para agricultores familiares.  É um sistema que busca orientar produtores e colaboradores para ajudá-los a obter autossuficiência econômica, assim sendo,  capacita cafeicultores e trabalhadores como partes interessadas em suas próprias organizações e contribui para  uma maior equidade no comércio internacional,  garante ao produtor, no caso de café, um preço mínimo,  e,  além disso, um prêmio para reinvestir na comunidade local e melhorar a vida das pessoas e  produtores associados.

Entre os produtos que exibem o selo Fairtrade estão o café, chá, ervas, cacau, frutas frescas, vegetais, açúcar, nozes, óleos, manteigas, feijões, grãos, vinho, vestuário, flores, mel e temperos.  O Fairtrade conquistou uma fatia de mercado muito forte, incluindo 53% das bananas vendidas nos supermercados da Suíça e 22% do pó de café comercializado no Reino Unido. Atualmente  mais de 27.000 produtos com o Selo  são vendidos em mais de 115 países.

Foram muitos os desafios e durante o caminho, superamos muitos obstáculos, por ser um assunto pouco difundido na região, houve também a desconfiança de alguns produtores, que  não acreditavam na existência de uma certificação que garantisse um preço mínimo e que ainda teria um prêmio por saca de café comercializada.

Através de uma viagem técnica ao Sul de Minas, as dúvidas foram todas sanadas. Após isso, os produtores passaram por uma pré-auditoria interna, foram meses de dedicação e trabalho buscando estar dentro das normas para a auditoria inicial, que foi feita no dia 21 de janeiro de 2019. Algumas conformidades ainda precisavam ser ajustadas. Com esses problemas resolvidos, o Selo FAIRTRADE foi concedido aos produtores  associados à AMOCAFÉ no último mês de março.

Durante o processo, em busca do Selo FAIRTRADE,   a AMOCAFÉ obteve o auxílio de entidades importantes na cafeicultura:  a AMOCA  foi essencial para o bom andamento do projeto, o SEBRAE disponibilizou viagens de conhecimento e através de consultorias com especialistas que nos ensinaram  o melhor caminho para atendermos as normativas, passando também a verba para realização da pré-auditoria,  o que ajudou a não ter nenhum tipo de problema  nas visitas de checagem às propriedades. A  monteCCer, Cooperativa dos Cafeicultores de Monte Carmelo,  disponibilizou os recursos para o pagamento das taxas exigidas e se dispôs a armazenar e comercializar o café produzido por nossos associados. Também contamos com o apoio da AGA-Gestão Ambiental. 

 A AMOCAFÉ atende produtores familiares, com até 4 módulos fiscais que na nossa região é de 160 hectares e que não tenham funcionários fixos na propriedade, sendo mantida somente pela família. Todos os associados fazem a gestão econômica e agronômica de sua propriedade, o modelo adotado é o Projeto Educampo do Sebrae, que traz consultoria técnica e gerencial de qualidade, visando o interesse único e exclusivo do produtor.

Em quesito de venda, o cafeicultor familiar tem prioridade, a AMOCAFÉ tem que respeitar uma porcentagem de comercialização de agricultura familiar que é 51%, e médios e grandes 49%, a regra também vale para porcentagem de hectares de todos os associados. O foco são cafeicultores familiares,  mas, precisamos  também dos de médio e grande porte para conseguir suprir os volumes de venda.

Nossos principais objetivos são: Produzir cafés sustentáveis e de qualidade, valorizando o produtor em harmonia com o meio ambiente, sempre respeitando as normas. Melhorar a vida dos associados que como todos os cafeicultores estão à mercê do mercado convencional. Capacitar os produtores e seus filhos para que eles tomem as decisões na própria família, embasados no conhecimento adquirido e em cima de dados concretos. Envolver os filhos no negócio para a sucessão familiar incentivando os jovens  produtores a permanecerem na propriedade.

Os  Produtores de café interessados em saber mais informações, entrem em contato com a AMOCAFÉ, pelo telefone é (34) 3842-1966.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.