Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 22:27

Café produzido na Agricultura Familiar em Monte Carmelo pelo cooperado da monteCCer, fica entre os 10 melhores na Região do Cerrado Mineiro

Café produzido na Agricultura Familiar em Monte Carmelo pelo cooperado da monteCCer, fica entre os 10 melhores na Região do Cerrado Mineiro

Texto: Eduardo Augusto

O Casal Fábio e Renata, cafeicultores da agricultura familiar em Monte Carmelo/MG, tem 11 hectares de café produzindo. Todo os cuidados na lavoura são executados pelo próprio casal com o apoio dos pais do Fábio.  Renata nos relata que, há 10 anos, ela e seu esposo estão à  frente da propriedade e decidiram trabalhar para melhorar a qualidade da bebida do produto, pois,  antes,  o que importava era somente a quantidade produzida. Perceberam que, melhorando a qualidade do café, agregariam mais valor na hora da comercialização. Buscaram, então, se aprimorar e procuram apoio junto ao Sindicato dos Produtores Rurais, Amoca e da monteCCer.

No momento, eles não têm como expandir a propriedade, desta forma, estão se especializando na produção de micro lotes de alta qualidade para melhorar a renda anual  com a produção na fazenda.

Sobre estarem classificados entre os 10 melhores cafés no VI Prêmio Região do Cerrado Mineiro, ela nos conta: “Foi uma grande e feliz surpresa para nós! Pois cuidamos do café da mesma forma com que fazemos todos anos, não fizemos algo diferente ou especial. Ao enviar o café para ser armazenado na monteCCer, os técnicos do laboratório de qualidade identificaram que ele poderia participar de um concurso de qualidade. Todo ano, cuidamos da lavoura com muito zelo, dedicação, amor e carinho. Essa é a nossa forma de trabalhar.”

Perguntada sobre seu amor pela cafeicultura, ela nos respondeu com emoção:

 “ Ah … é um amor de 12 meses! Cada mês, cada etapa, cada fase é prazerosa! Você não sabe a satisfação de encerrar o ciclo e começar tudo de novo, a florada, aquele cheiro , e começar tudo de novo…. Aprender, então, cada curso, cada treinamento…  torna  esse amor ainda maior. E o dia de começar a colheita… O melhor dia do ano! O dia em que todo o trabalho anual vai ser colocado ali aos nossos cuidados,  ali do lado de casa…cuidamos do café no terreiro como se fosse um  filho, ali  da varanda de casa ele é vigiado e zelado por mim e pelo Fábio. Temos o cuidado de mexer o café de 30 em 30 minutos! O cuidado de às vezes acordar às 3 da manhã pra olhar o céu e ver se vai chover!  E depois de tudo isso,  saber que seu café é um café especial, aí que o amor cresce! Isso é o reconhecimento de todo nosso trabalho,  nos dá força para sempre melhorar! “

O casal, no momento, está buscando a certificação Fair Trade para a propriedade,  voltada para a  agricultura familiar com o apoio total da Amoca,  monteCCer e do Sindicato dos Produtores Rurais: “ Tenho orgulho de dizer que em Monte Carmelo tem entidades com tamanha importância! Parcerias de grande valor! São três pilares de sustentação indispensáveis para agricultura em Monte Carmelo.  Aproveitamos  a oportunidade para agradecer o apoio recebido, graças a eles vamos ajudar muitos agricultores familiares como nós.”

Foto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.