Domingo/ 14/ Abril, 2024 - 11:10

Fazenda Três Meninas, da Região do Cerrado Mineiro, conquista primeiro lugar no Prêmio Planeta Campo 2023 

A fazenda é propriedade do casal Paula e Marcelo Urtado, um dos embaixadores da Região do Cerrado Mineiro.

Fazenda Três Meninas, da Região do Cerrado Mineiro, conquista primeiro lugar no Prêmio Planeta Campo 2023 

A fazenda é propriedade do casal Paula e Marcelo Urtado, um dos embaixadores da Região do Cerrado Mineiro.

Marcelo Urtado e Paula Urtado / Foto: Divulgação

A Fazenda Três Meninas, situada no Cerrado Mineiro, conquistou o primeiro lugar na categoria Agricultura – médio porte, durante a segunda edição do Prêmio Planeta Campo, promovido pelo Canal Rural. O prêmio destaca as práticas sustentáveis na agricultura, pecuária e agroindústria, reconhecendo resultados positivos ambientais, sociais e econômicos em propriedades de todo o Brasil. A cerimônia de premiação foi realizada durante o 2º Fórum Planeta Campo, reunindo autoridades e líderes do setor para abordar temas relevantes sobre produção sustentável. 

Localizada em Monte Carmelo, a fazenda é propriedade do casal Paula e Marcelo Urtado, um dos embaixadores da Região do Cerrado Mineiro. Em 2016, a propriedade rural foi adquirida pelo casal, dando início à produção de café em gestão compartilhada, sendo pioneiro nas práticas regenerativas como um todo, reduzindo o uso de químicos e promovendo um ambiente propício para a produção de “café carbono neutro”. 

“Recebemos com grande honra este prêmio em meio a tantas fazendas sustentáveis. O processo foi criterioso, com extensa documentação, contando com a valiosa parceria da Embrapa, que realiza avaliações técnicas nas fazendas. Ser reconhecido em primeiro lugar é uma coroação do nosso trabalho, destacando a consistência que já havíamos conquistado em prêmios anteriores relacionados à sustentabilidade. Este é um dia memorável para a Fazenda Três Meninas pois, simultaneamente, fomos agraciados com duas premiações. Nosso objetivo é produzir cafés de alta qualidade e hoje conquistamos o primeiro lugar no projeto Elas no Café da monteCCer, que reconhece a qualidade. Além disso, reforçamos nosso compromisso de produzir cafés de qualidade impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade. No mesmo dia, por meio de entidades diferentes, fomos premiados por nossos propósitos”, destaca Paula Urtado. 

Segundo Marcelo Urtado, temas como biodiversidade, produção de água, sequestro de carbono e uso de biológicos foram abordados no Fórum e a Fazenda Três Meninas é referência nessas áreas. “Tudo o que eles destacam como o futuro já é uma prática implementada na Fazenda Três Meninas. É gratificante observar que estamos alinhados não apenas com a ciência e a produção de café, mas também com as tendências do mercado. Temos muito orgulho de fazer parte da Região do Cerrado Mineiro”, ressalta Marcelo. 

“Esta conquista é fruto de muito trabalho do Marcelo, Paula e de toda a rede de pesquisadores, consultores e colaboradores que atuam com eles. É uma construção de longo prazo e certamente colabora para ampliar também a reputação da Marca Região do Cerrado Mineiro. Estamos muito felizes por eles”, avalia Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado. 

Nesta edição do Prêmio Planeta Campo, com mais de 160 projetos inscritos, foram premiados três agricultores e três pecuaristas nas categorias de grande, médio e pequeno porte, além de uma agroindústria. 

O processo de seleção das iniciativas inscritas contou com a análise criteriosa de um comitê formado por seis instituições renomadas, como Canal Rural, Instituto Ethos, Integrow, MBPS (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável), GAAS (Grupo Associado da Agricultura Sustentável) e Embrapa.■■

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.