Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 22:38

Foi um sucesso o 1º concurso de Cafés Especiais PROCAFÉ

Foi um sucesso o 1º concurso de Cafés Especiais PROCAFÉ

Fotos: Márcio Junio

A PROCAFÉ, Progresso Armazém de Café, realizou o seu primeiro concurso de Cafés Especiais em Monte Carmelo e Microrregião. Contou com a parceria da empresa auditora Savassi Agronegócio.

O processo de seleção foi feito em 2 etapas muito importantes para identificar, promover e premiar os produtores de café arábica pela qualidade, incentivar a constante melhoria nos processos em cada etapa da produção, agregar valor ao produto para conquista de novos mercados e divulgar a cafeicultura de Monte Carmelo para compradores nacionais e internacionais.

Foram inscritos 23 produtores de café de Monte Carmelo e região e a empresa auditora Savassi organizou e auditou todas as etapas, garantindo a segurança dos dados e a imparcialidade em todo processo de seleção feito pelos jurados.

Inicialmente a empresa auditora realizou a numeração das amostras dos cafés, o que impossibilitava a identificação do produtor para os jurados; em cada amostra degustada eram analisadas características físicas e sensoriais (fragrância, textura, aroma e sabor) e, posteriormente, realizada a pontuação.

Em setembro foi realizada a primeira etapa do concurso e selecionadas 10 amostras classificadas para próxima etapa.

A etapa final ocorreu em 10 de novembro 2020. Ao longo do dia, a equipe técnica realizou a degustação das 10 amostras selecionadas identificando os grandes campeões, que foram revelados em uma cerimônia na mesma noite, informando a colocação de cada finalista e as respectivas premiações.

Durante a abertura dos envelopes de classificação, alguns jurados estavam presentes e manifestaram a grande satisfação com a qualidade dos cafés produzidos pelos cafeicultores participantes. Ressaltaram ainda, que considerando o diferencial e a alta qualidade das amostras, tiveram dificuldades no momento da seleção, e ainda enfatizaram que as notas obtidas nas classificações pelos produtores, tinham peso de competição em nível mundial.

José Vitor e Pedro Stein, representantes da PROCAFÉ, em entrevista à revista Repleta, relataram que foi desafiador realizar o evento deste ano durante uma pandemia mundial. Mas que, durante todo o processo de seleção foram adotadas as medidas de prevenção e cuidados para que não houvesse prejuízo à saúde de nenhum dos envolvidos. Pontuaram sobre a importância de Concursos como esse para o agronegócio e o comércio de Monte Carmelo e microrregião, e reafirmaram que o intuito da realização do concurso, inicialmente, era conhecer e identificar o potencial de Cafés Especiais de nossa região, bem como incentivar o conhecimento sobre pós-colheita, classificação e produção de cafés especiais. Encerraram a entrevista, parabenizando todos os cafeicultores de Monte Carmelo pelos excelentes cafés produzidos e deixaram um recado aos produtores que ainda não conhecem os serviços da empresa: “ Venham para PROCAFÉ, aqui seu café é valorizado!”

Progresso Armazém de Café | Av. da Saudade, 142, Monte Carmelo-MG Brasil (34) 3842-4112 www.procafearmazem.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.