Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 21:49

O lugar onde a solidariedade mora.

É impossível deixar passar a história de um homem e uma mulher que abriram as portas da sua casa e deram seus corações a mais de 100 filhos. Conheça a trajetória de amor ao próximo que começou há 27 anos em Monte Carmelo, Minas Gerais.

O lugar onde a solidariedade mora.

É impossível deixar passar a história de um homem e uma mulher que abriram as portas da sua casa e deram seus corações a mais de 100 filhos. Conheça a trajetória de amor ao próximo que começou há 27 anos em Monte Carmelo, Minas Gerais.

LÁ NO FINALZINHO do Bairro São Sebastião, em Monte Carmelo, conheci a casa onde mora a Solidariedade, onde as pessoas recebem, além do pão de cada dia, amor, dignidade, exemplo e esperança.


Essa casa recebe todos os dias visitas ilustres: o Amor, o Respeito, a Igualdade e a Gratidão frequentam esse lugar especial todos os dias e vão transportados pelos corações de tantos carmelitanos e até pelos corações de pessoas que nem conheciam Monte Carmelo até saber sobre essa famosa casa pela televisão, pela Internet ou pelos comentários feitos por quem já visitou esse pedaçinho de terra abençoado.
Era uma casa que parecia pequena, mas cabia tanta gente e tanta coisa boa, que só a fé em Deus consegue explicar.
Assim, essa casa, onde morava um casal iluminado – a Vera e o Osvaldo – foi crescendo, ganhou novas cores, novos colaboradores e até um novo espaço. Hoje lá funciona a Associação Luta pela Vida, que já alimenta mais de cem crianças e conta com amigos e apoiadores não só em Monte Carmelo, mas pelo mundo afora.

Dr. Vivaldinho – médico pediatra

“É um belo trabalho do “ Valdo “ e da Vera. O Valdo é uma figura excepcional e ele captou muito bem a mensagem deixada por meu pai, Vivaldo Barbosa, que era poder fazer alguma coisa por outras pessoas, e o Valdo, dentro desse espirito e com um coração aberto, ele consegue realizar um projeto que muito nos enobrece e que representa a ideia do meu finado pai.
E ele mesmo diz que é um filho do doutor Vivaldo, e realmente ele mostrou que é, porque ele, com essa atitude de cuidar das crianças, muito nos honra.
Fico feliz em poder ajudar nas questões de saúde das crianças assistidas pelo projeto. Muitas vezes, atendo em meu próprio consultório, e algumas vezes, eu vou até lá para fazer um trabalho de prevenção.
Que eles continuem com esse mesmo vínculo com essas crianças, e com o mesmo pensamento que eles carregam e com essa coragem. Eu só tenho que enaltecer esse trabalho que eles fazem de coração. E isso aí é extremamente importante para aquelas crianças. Peço a Deus que continue levando eles por esse caminho, e dizer que podem seguir contando comigo.”■■

E assim, por meio do exemplo, da fé e da simpatia, esse casal abençoado ensina a todos nós o que é solidariedade e o que é doar seu tempo.
Lá nessa casa, enxerguei o que é, verdadeiramente, caridade e igualdade. Ali entendi porque muitos dizem que a caridade é o amor em movimento e observei que a verdadeira igualdade acontece quando todos se sentam em uma mesma mesa para partilhar do pão e do amor de Deus, sem títulos e sem rótulos. Os que entram naquela casa deixam do lado de fora todo o mal, os erros, as riquezas materiais, as classes sociais, porque ali todos se sentem igualmente irmãos.
Quem é capaz de enxergar com os olhos do amor, consegue ver o quão iluminado é esse trabalho de alimentar outros irmãos com pão, fé e esperança; consegue enxergar que a Vera e o Osvaldo são irmãos iluminados e evoluídos que Deus nos concedeu para exemplificar sua maior lição: “amai-vos uns aos outros”. Para implementarmos essa lição, é preciso que não falte a ninguém o alimento necessário à sobrevivência. Por essa razão, a Vera e o Osvaldo oferecem a todas as crianças do Bairro São Sebastião duas refeições diárias, preparadas com muito amor.
Essa é a Monte Carmelo que eu quero: um lugar onde a solidariedade mora, onde se distribui o pão, junto com amor, respeito, igualdade e dignidade.
E assim devemos percorrer a vida: recebendo e redistribuindo amor. Quando as pessoas fazem coisas boas, o mundo vai entrando nos eixos, pois quem planta amor, sempre colhe bons frutos.■■

Acácio Alves Pinto – amigo

“Há pessoas que são grandes exemplos para a sociedade, e são poucos. Neste momento estou me referindo ao meu amigo Osvaldo Antônio da Silva, Gerente da AABB de Monte Carmelo e sua excelentíssima esposa, dona Vera que há muitos anos se encarregam do almoço de 110 crianças, filhos de pessoas pobres, aqui em Monte Carmelo, residentes do Bairro São Sebastião. Lá, o Osvaldo, auxiliado por diversas pessoas da Comunidade com doações em dinheiro e mantimentos, construiu um confortável edifício, onde diariamente reúne a criançada para o almoço executado por sua esposa e voluntárias, ajudantes, servem a refeição sob a alegria das crianças que, depois, vão para a escola, satisfeitas.
Aconselhado por colegas e amigos da AABB, o Osvaldo requereu a inscrição estadual, como pessoa jurídica, fundando a Associação Luta Pela Vida, mantendo escrita regular junto aos órgãos públicos de fiscalização.
Enfim, a repercussão do movimento foi tão positiva que o Osvaldo e sua esposa Vera foram apresentados ao público brasileiro pela apresentadora Eliana em seu Programa Domingueiro, no SBT. Osvaldo, foi parabenizado até por Sua Santidade, o Papa Francisco, e já é conhecido em várias partes do mundo através da Internet.
Eis, em poucas e merecidas palavras o inestimável trabalho do nosso amigo Osvaldo e sua dedicada esposa e companheira, Dona Vera, em prol da proteção e cuidados com mais de 100 crianças carentes, futuros Cidadãos Brasileiros em nossa querida Monte Carmelo, exemplo a ser seguido por todos.”■■

Pablo Henrique M. A. Loureiro
Presidente da AABB Monte Carmelo
Foto: Tânia Marchezoni

“A Associação Luta pela Vida é uma grande jóia para a cidade de Monte Carmelo! A luta do Sr. Osvaldo e da D. Vera há tantos anos é de extrema importância, fazem tudo com muito amor e carinho, e dedicam suas vidas para que as crianças tenham um presente e um futuro melhores! Com a persistência do Sr. Osvaldo e da D. Vera cada vez mais colaboradores se unem a esta justa causa, contribuindo com a erradicação da fome e proporcionando um futuro melhor para as crianças e, consequentemente, para a cidade!”■■



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.