Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 21:50

Paulo Alves Cardoso e Ilza Domingues e Silva Cardoso

Paulo Alves Cardoso e Ilza Domingues e Silva Cardoso

Líder é o agente idealizador de ações e estratégias voltadas para o bem estar social e o progresso de todos. E no cidadão Paulo Alves Cardoso vemos todas as qualidades e características próprias de um líder natural: Honestidade, autenticidade, respeitador das diferenças individuais, resiliência, foco, entusiasmo, trabalho em equipe, sempre em cooperação e com amor ao próximo. Também esperança e fé estão ao seu lado, além de grande respeito ao meio ambiente.

Paulo e Ilza na Fazenda Duas Barras - lugar Jatobá
Fazenda Duas Barras – lugar Jatobá

Seu legado:

Coop. dos Produtores de Leite de Irai de Minas Ltda

Desde a cessão combinada de terras para a construção da COSUEL-Cooperativa de Encantado-Rio Grande do Sul, hoje COPAMIL-Cooperativa Mista Agrícola Iraí de Minas; cessão de terras com 28,0 hectares para a construção da ferrovia V.F.C.O através da ENGEFER para interligar o Porto de Vitória-ES, passando por Minas Gerais e Goiás; cessão combinada de terras para a construção da subestação CEMIG e de seus mais de 12 km de linha de transmissão de 13,8 Kv na fazenda Duas Barras e servidão de passagem das linhas de 138 Kv, interligando Iraí de Minas à Usina Hidrelétrica de Nova Ponte e à Usina Hidrelétrica de Emborcação, além de ceder terras para o alargamento da atual LMG 782, o empresário Paulo Alves Cardoso vem demonstrando amor e carinho por sua cidade, além de estar comprometido com as causas sociais como APAE, que já presidiu, Sindicato Rural, do qual é presidente, passando pelas associações rurais e movimentos da Igreja Católica.

Formação profissional:

Usina Fotovoltaica

Paulo Alves Cardoso é engenheiro eletricista formado pela Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduado em Economia Rural pela Universidade Federal de Lavras; tem especialização em Cooperativismo pela Faculdade Milton Campos e OCEMG-Organização das Cooperativas de Minas Gerais; Curso em Liderança(LIDER) Ministrado pelo SEBRAE no programa “Coração do Cerrado” com duração de um ano e meio.

Curso sobre Sindicalismo, ministrado pelo SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Fez treinamento e cursos nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica ainda no decorrer da carreira de engenheiro eletricista da CEMIG. Fez Curso Técnico em Metalurgia na Escola Técnica de Metalurgia em Acesita (MG).

Foi funcionário da USIMINAS-Usina Siderúrgica de Minas Gerais e, na mesma época, fez vários cursos de treinamento profissional e estágios no Chile (ACERO DEL PACÍFICO) , na FIAT Argentina e na Usina Siderúrgica Barbará, no Rio de Janeiro. E ainda foi professor assistente em Eletrotécnica da Universidade Católica de Minas Gerais.

Atualmente, Paulo Alves Cardoso é produtor rural de grãos e leite e, em parceria com terceiros produz soja, batata, feijão e milho. É presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável de sua cidade.
É sócio fundador e atual presidente da COPLIM-Cooperativa dos Produtores de Leite de Iraí de Minas. Dr. Paulo nunca esteve fora dos negócios e administração da COPLIM, desde 2015 já fez parte da diretoria como vice-presidente, buscou novos rumos e horizontes para a Cooperativa.

E graças a esse trabalho sério e competente, alcançou os objetivos de sustentabilidade econômica e financeira, e em 2019, em clima de muita harmonia, ele, candidato único juntamente com sua diretoria, foi eleito por unanimidade para presidente. E agradece à diretoria e equipe de funcionários, em número de 30 atualmente, e também aos associados, que são parceiros na conquista de todo esse sucesso promissor da Cooperativa.

É Diretor Administrativo da Associação dos Irrigantes da Bacia do Rio Bagagem e Membro do Comitê da Bacia do Rio Paranaíba. Por reiteradas vezes, foi presidente da APAE de Iraí de Minas e, mesmo não mais presidindo tal entidade, dela não desligou seu coração: recentemente Paulo e sua esposa Ilza concederam à APAE e a uma Creche Municipal a Instalação de uma pequena Usina fotovoltaica que compensará os gastos financeiros com a energia da CEMIG. Essa compensação será revertida mensalmente pela Prefeitura através da entrega às duas instituições beneficiadas de materiais como computadores, produtos de informática e alimentação. Essa ação social decorreu de negociação com a ALGAR, ALSOL e ENERGISA e posterior parceria com a Prefeitura Municipal e anuência da Câmara Municipal de Iraí de Minas.

Visão de futuro:

Quando iniciou-se a discussão no Brasil sobre a energia fotovoltaica, Paulo Alves Cardoso se interessou pelo assunto. Engenheiro eletricista que é, tendo sido um dos responsáveis pela construção da Usina hidrelétrica de Nova Ponte e com estágios profissionais em vários países, como Japão e Estados Unidos, passou a manter contatos com empresas de várias nacionalidades como da Espanha, China, além de empresa canadense-americana com as quais aprofundou seus conhecimentos na área.

Em 2019, após contatos diretos com Dr. Luiz Alberto Garcia, Diretor da ALGAR, que integra a ALSOL/ENERGISA (então palestrante sobre novas tecnologias no programa regional “CORAÇÃO DO CERRADO”), optou pela cessão de terrenos em favor da ALGAR , ALSOL E ENERGISA para a construção de 02 Usinas Fotovoltaicas.

A primeira delas foi inaugurada em 16/11/2020 com a presença de autoridades, amigos, convidados e do Governador Romeu Zema. Nessa usina, terá até um posto de abastecimento de veículos elétricos. Uma segunda Usina já está em fase de construção com painéis bifaciais, únicos em Minas Gerais e até a brita de cor branca, variedade “albedo”, é um experimento inovador para produzir mais energia através da projeção dos raios pela parte de baixo dos painéis fotovoltaicos. São, pois, unidades avançadas com a utilização do que há de mais moderno no mundo fotovoltaico.

Fontes ligadas ao empreendedor Paulo Cardoso dão noticia de que ele “tem mais carta na manga em se tratando de levar desenvolvimento humano, tecnológico e econômico para sua cidade”.

É pioneiro na implantação na região de pastagens “Brachiaria Decumbens” apropriada na época para solos ácidos do cerrado e hoje amplamente consolidada. Paulo conheceu essa pastagem quando de seu acompanhamento dos serviços de rede de transmissão de energia da CEMIG na região de Bom Despacho e Luz, onde tal capim fazia sucesso, mesmo sendo as terras ali situadas fracas em nutrientes. Preocupado com o meio ambiente, conseguiu para suas propriedades rurais o Licenciamento Ambiental EIA RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental nível 04, um dos primeiros da região.

Fazenda Duas Barras – lugar Jatobá

Mas, o que mais se admira no empreendedor é, sem dúvida alguma, seu caráter humano, de mão estendida aos mais humildes e de amor e carinho por sua cidade, aliados a uma vida de honestidade e retidão de caráter. Esses atributos são, verdadeiramente, seus maiores valores, muito além de eventuais benefícios financeiros que possam ser auferidos no ramo fotovoltaico.

Fiel Companheira:

Sempre o acompanhando, sua esposa Ilza Domingues e Silva Cardoso somou com ele mais afeto e dedicação com vistas à comunidade e àqueles carentes de suas boas ações. Graduada em Enfermagem pela UFMG(BH), por concurso público, realizou diversos cursos como o de saúde pública pelo CRIESP, em Recife-PE; de visitadora sanitária, pela Escola de Saúde Pública de BH com duração de um ano e meio.

Como chefe do Departamento de enfermagem básica da Escola de Enfermagem da UFMG, realizou estudos com a OPAS –Organização Panamericana de Saúde em vários países da América do Sul, como Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia; É Formada em Pedagogia pela Universidade Católica de BH(PUC) e com Mestrado pela USP-SP.

Foi professora adjunta e Professora Concursada em Enfermagem pela UFMG e Conselheira do COREM-Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais. Vindo para Iraí de Minas, Ilza Domingues foi voluntária da APAE, exercendo os cargos de Secretária e Tesoureira e, na Pastoral da Criança, atendeu no seu grande mister de enfermeira.

Incansável, até hoje Ilza é vista acompanhando o esposo nas lides diárias, seja nas ações profissionais deste, seja no desempenho das atividades de agropecuarista, e sabe-se que a mesma fica até altas horas da noite, trazendo não só conforto e dedicação ao esposo, mas traçando com o mesmo, os passos dos dias seguintes.

Para Paulo e Ilza, sua vida pode ser assim resumida:

De onde viemos? Viemos de um mundo encantado, iluminado por estrelas do amor, da paz e da esperança.
Onde estamos? Estamos no mundo das mudanças constantes, onde procuramos calorosamente a bela missão de servir.
Para onde vamos? Vamos chegar ao resultado daquilo que JESUS CRISTO nos ajudou a construir por onde estivemos!
Neste novo ano que se inicia abra seu coração para receber o maior presente de todos, “ O AMOR E A PAZ”!

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite
    Eu trabalhei com a Profa Ilza Domingues e Silva Cardoso na EEUFMG.
    Ela foi minha chefe.
    Gostaria de ter o contato dela.
    Uma grande amiga
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.