Domingo/ 14/ Agosto, 2022 - 22:03

Segunda edição do PIN, Produtividade Integrada, alcança recordes na produção de café em Monte Carmelo

Segunda edição do PIN, Produtividade Integrada, alcança recordes na produção de café em Monte Carmelo

A AGROCAFÉ, EM parceria com a Syngenta, realizou a segunda edição do PIN (Produtividade Integrada), que homenageia os cafeicultores que alcançaram vários níveis de produção. O evento contou com a presença de cafeicultores que utilizam a consultoria agronômica da Agrocafé aliada aos produtos Syngenta para aumentar a produtividade.

Fotos: Tânia Marchezoni

Tiago Freitas, Representante Técnico Syngenta, comenta – “O PIN é um projeto que a Syngenta trouxe há dois anos para nós aqui da região de Monte Carmelo, o seu objetivo é de integrar o uso de tecnologias para que o produtor atinja níveis de produtividade mais altos do que ele já tem, então, o objetivo do PIN é mostrar para o produtor que investir em tecnologia, investir em ferramentas que agregam valor e produtividade é o caminho para ele alcançar novos patamares de produtividade.”

Acácio Dianin – Diretor Agrocafé nos relata: “Nós tivemos um acréscimo do ano passado para este ano, saímos de 129 sacas por hectare para 135 este ano. E isso aí leva ainda ao segundo benefício, que é aquilo que foi utilizado nesse ganho de produtividade, o produtor acreditar que ele pode aplicar isso para outros talhões, para outras fazendas e também ganhar em produtividade. Nós estamos chegando num momento em que o preço do café está em um nível mais baixo do que estava nos últimos três anos, e isso exige mais profissionalismo de nossa parte, então, a melhor forma que a Agrocafé prega de baixar custos é o ganho de produtividade. Isso é o que o PIN traz de benefícios, quebrar o paradigma e trazer um modelo para o produtor aplicar em sua lavoura e todo mundo ganha com isso”.

Fotos: Tânia Marchezoni

O vencedor do PIN foi o Cafeicultor José Fernando Almeida Cordeiro, da Fazenda Estrela, com a produção de 135 sacas por hectare. Ele falou sobre o projeto: “É um trabalho realizado por mim e pelo Agrônomo, e esse resultado é voltado para ele e para minha equipe que se dedicou, eu me considero corresponsável, nós estamos lá, fizemos nosso trabalho e conquistamos. Confesso que foi uma surpresa, não esperava colher essa quantidade”.

Renato Machado, Engenheiro Agrônomo da Agrocafé, que acompanhou o trabalho na fazenda campeã nos diz: “É uma satisfação para mim, trabalhar na Agrocafé e ver o trabalho reconhecido que o produtor José Fernando está tendo, por ter-nos dado a oportunidade de fazer algo em sua propriedade e colher as 135 sacas por hectare. Seu grande trabalho como cafeicultor é hoje uma referência em Monte Carmelo, e isso aí nos mostra que podemos chegar muito mais longe do que já estamos, com ótimos resultados e trabalhando com dedicação e explorando tecnologias novas, iremos conseguir aumentar a rentabilidade de nossos clientes”.

Bruno Takay, Líder Marketing Café Syngenta: “Realmente, é muito bom estar aqui em Monte Carmelo nesta noite de comemoração junto com a Agrocafé, nosso parceiro de longa data representando a Syngenta e uma noite muito especial de poder estar retribuindo a esses produtores que acreditaram nesse programa, esse incentivo de estar desafiando cada vez mais os testes positivos na cafeicultura. O vencedor obteve uma alta produtividade e o trabalho segue para atingirmos níveis cada vez mais altos em produtividade e qualidade do café”. Os ganhadores participarão da Etapa Nacional que acontecerá nos dias 14 a 16 de novembro em Natal/RN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Confira mais artigos.